Ransomware: A maioria dos brasileiros paga resgate, mas menos de um terço tem dados devolvidos
- Camila Souza

- 2 de out.
- 2 min de leitura
Uma pesquisa global realizada pela Kaspersky revelou que 56% das vítimas de ransomware pagaram pelo resgate de seus dados. No entanto, apenas cerca de três em cada dez pessoas conseguiram a devolução dos arquivos roubados.
O ransomware é um tipo de malware que criptografa os dados da vítima e exige um pagamento, geralmente em criptomoedas, para restaurá-los.

A pesquisa da Kaspersky envolveu mais de 15 mil consumidores ao redor do mundo, com destaque para os mais jovens, que se mostraram mais propensos a pagar pelo resgate.
No Brasil, apenas 16% das vítimas conseguiram recuperar todos os arquivos criptografados após um ataque. Entre as perdas:
44% não conseguiram recuperar uma quantidade significativa;
20% perderam uma quantidade pequena;
16% perderam todos os arquivos.
Especialistas recomendam nunca efetuar o pagamento do resgate, pois não há garantia de devolução dos dados. Além disso, pagar rapidamente pode indicar ao criminoso que os dados são valiosos, incentivando novas tentativas de extorsão.
Para reduzir os riscos de ransomware, é necessário conscientizar os usuários, já que mais da metade dos participantes da pesquisa nunca tinham ouvido falar desse golpe.

Dicas para evitar e lidar com o ransomware
Não clique em links de e-mails nem abra anexos de remetentes desconhecidos;
Nunca pague o resgate; em vez disso, entre em contato com a autoridade legal local e informe o ataque;
Tente identificar o programa usado para a invasão; essa informação pode ser útil para especialistas em cibersegurança;
Não insira pendrives desconhecidos em seu computador;
Contrate os serviços ALIX; invista em proteção e segurança para os dados da sua empresa e evite maiores gastos e prejuízos futuros.
Proteja sua empresa: conheça o Suporte Técnico Gerenciado da ALIX e garanta a segurança dos seus dados. Entre em contato com nosso time de consultores.
Fontes
Kaspersky, Pesquisa Global de Ransomware 2021
Kaspersky, Relatório de Ransomware 2024
Kaspersky, Relatório de Ransomware 2025




Comentários